Motivos para escolher o Canada para imigrar

Resumo da escolha do País do nosso Processo de Imigração.

Morar fora do Brasil é o sonho de muita gente. E sempre foi o nosso também, nosso motivos são diferentes da maioria das pessoas, amamos o Brasil, amávamos nossa vida lá, não tínhamos muito o que reclamar não. Porém, sempre quisemos conhecer outro país não só viajando, mas estando por um tempo maior, conhecer a fundo como é a vida em outro lugar.
Guardamos esta idéia dentro da cabeça por bastante tempo e por motivos diversos não colocávamos em prática : tenho filho pequeno ou na escola, preciso juntar dinheiro, tenho um emprego estável, temos uma casa aqui. Mas estes motivos eram só desculpas que arrumávamos para continuar na nossa zona de conforto, e partir do momento que resolvemos mudar nossa conduta e fazer do nosso sonho um plano, as coisas aconteceram. Conto como foi a decisão neste post AQUI, convido-os para lerem e complementarem esta outra parte da história.

“Às vezes arrumamos desculpas para não sair da zona de conforto. Mas quando o sonho se torna um plano, as coisas acontecem.”

E como decidimos vir para o Canada?
Nunca sonhamos em morar no Canada não, estávamos abertos a morar em qualquer pais que falasse a língua Inglesa. Mas o Canadá apareceu como resultado de muita pesquisa.
Nos imigraríamos em família, decidimos desde o início que iríamos todos juntos. E para imigrar em família e com uma criança em idade escolar, tem muito mais coisa a ser considerada do que para quem vai sozinho ou até mesmo em casal. 

Em nossas pesquisas consideramos Austrália, Irlanda, Reino Unido e outros. Percebemos que a melhor estratégia para quem quer imigrar em um curto espaço de tempo e através de  um visto de estudos. Resolvemos que, fazer uma pós-graduação no exterior seria uma ótima opção para nos.

Se você tem interesse em imigrar para o Canadá, sua pesquisa deve começar aqui. Com informações oficiais contidas no site do Governo Canadense.

Não tínhamos um nível de inglês muito bom, o que seria necessário para adentrar direto num curso superior, e em 2015 resolvemos nos matricular numa escola de inglês para reforçar a língua e estudamos por 1 ano. Este foi o primeiro passo do plano, mesmo sem pais e data ainda definidos, estudar inglês seria essencial, para qualquer que fosse a mudança. Neste período, empenhamos a economizar dinheiro e nos dedicar ainda mais as pesquisas.

E para que nosso projeto de viver em outro pais desse certo, nos deparamos com 3 pontos essências: 1) Trabalho 2) Saúde 3) Escola para o Lucas.
Foi onde afunilamos a pesquisa até concluir que o Canada seria a melhor opção para nos pelos seguintes motivos:

1- Trabalho, Renda para se manter no país.
Para nos manter no país enquanto vivessemos por lá, teriamos que trabalhar, não temos dinheiro para nos manter a longo prazo, vivemos de salário (como a maioria das pessoas). O ideal seria ter uma permissão de trabalho.
Quando uma pessoa vem fazer uma faculdade pública em qualquer província do Canada ela tem direito a trabalhar até 20 horas na semana e o cônjuge pode aplicar para um visto de trabalho aberto (Open work Permit).
Aqui quero deixar duas observações, o college é público, porém não é de graça e o valor pode ser consultado no site da instituição de ensino que você escolher. O visto de trabalho do acompanhante é aberto, ou seja, a pessoa pode trabalhar em qualquer empresa, em diversas áreas, em regime full time (40 horas por semana ou mais). A validade do visto de trabalho será a mesma a do estudante, já que ele é um acompanhante.

Escolha Tranquilidade – SP Formato Tags de Rastreamento Cupom Seguros Promo Código: Seguros Promo

2- Saúde Publica
Uma das nossas preocupações era não só ter acesso à saúde, mas também não ter que pagar por ela, o que seria um gasto a mais a ser considerado em nosso orçamento mensal.
O direito a saúde pública varia de Província para Província no Canadá. Em algumas o acesso a saúde pública e mais facilitado e o imigrante tem direito assim que chega. Aqui em Ontario há algumas regras e no geral, a partir de 6 meses que o “trabalhador” começa a trabalhar e contribuir com a província, a família tem direito a saúde pública. Verifique no website do governo Canadense e da Província que você escolher morar quais as regras aplicadas.
Deixo AQUI o link da provincia de Ontario, para que você possa consultar.

Para saber mais sobre a saude publica no Canada, assista a este video no Youtube,

3- Escola para Lucas
Lucas estava com 8 anos quando resolvemos nos mudar para outro país, em plena época escolar. Mais uma vez, a preocupação era não só apenas com o acesso dele a uma boa escola, mas também em não ter mais que pagar por isso. Seria um investimento a menos a nos preocupar, e que traria o beneficio da segunda língua para ele.
No Canada, com o visto de trabalho e estudo dos pais, as crianças tem direito a frequentar a escola pública. Depende da província a idade que a criança inicia a escola, entre 3 e 4 anos no geral, antes disso não há escola pública, então famílias com crianças menores devem considerar ter que pagar pelo Daycare ou tentar um subsídio do governo.

Tem muita informação sobre a escola publica no Canada no YT, assista aqui.

Lembrando aqui que estes fatores são para quem vem com visto de estudo para College Publico. Para curso de inglês, o estudante vem com visto de Turismo de 6 meses, e não tem nenhum deste direitos.

Com estes pontos positivos, baseado em muita pesquisa em blogs, canais no Youtube, grupos do Facebook e conversando com pessoas que já estavam vivendo aqui, e vieram com o mesmo processo, concluímos que sim, seria possível para nós deixar o Brasil e viver por um período no Canada.

Haveria um investimento na anuidade do curso, aplicação dos visto e tudo que envolvesse o início da vida em outro pais, mas era possível. Enquanto um estuda, o outro trabalharia, já sabíamos que o ganho mensal seria curto, que o custo de vida pesa em qualquer lugar do mundo, e que começar nunca é fácil. Mas sim, era possível realizar este sonho. Então, deixamos de sonhar e traçamos um plano, o nosso plano Canadá.

Nossa primeira foto em Toronto, cara de sonho realizado!

Além desta primeira etapa, de vir para o Canadá com visto de estudos e com direito a trabalhar já morar no país podendo se manter nele. O Canadá possui um processo de imigração, chamado Express Entry, que é baseado em varios criterios (experiência profissional, idioma, experiência no mercado de trabalho canadense, entre outros), quais geram uma pontuação. E com esta pontuação você pode aplicar para o pedido de Residencia Permanente, e no futuro Cidadania. Este foi um resumo muito resumido do que é o Express Entry, mas o ponto aqui é querer dizer que há possibilidades de vir com visto temporário de estudo e no futuro conseguir imigrar definitivamente.
Este é um ponto qual leva muitas pessoas, assim como nós, optar por imigrar para o Canadá.

Nosso Plano Canandá eu vou compartilhar com vocês no próximo post. Mas espero que este post “Resumão da Imigração para o Canadá” tenha ajudado de alguma maneira.
Até a próxima, Sandra.

Generic_120x60

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.