Reflexões importantes durante a Pandemia

Publicado por

Estamos vivendo não apenas um momento triste como também um momento histórico para a humanidade. Um período super delicado, onde somos aconselhados a permanecer dentro de casa e evitar contato social pela maior parte do tempo possível. Deste momento, Reflexões importantes durante a pandemia nos trazem uma nova maneira de ver a vida.

De certa forma, fomos obrigados a dar uma pausa na vida corrida e agitada que levamos normalmente e com esta parada fomos obrigados a prestar atenção em nós mesmos e no mundo que nos cerca.

Antes de mais nada, as ideias que vou expor abaixo são minhas e algumas foram inspiradas por leituras e momentos que vivi nesta última semana, se você tiver algo á agregar, deixe nos comentários, por favor.

Home-Office - Reflexões importantes durante a  Pandemia
Home-Office

A quarentena não é para todo mundo

A maior recomendação para o momento é: não deixe suas casas, faça home-office, saia apenas para o essencial, evite contato social. Entretanto, algumas profissões não podem fazer home-office, para muitas pessoas a quarentena simplesmente não pode exisitir.

Não estou falando aqui somente de médicos e enfermeiras que são altamente necessários neste momento. Há toda uma rede de profissionais que precisam continuar a trabalhar, para que a nossa vida dentro de casa seja confortável. Pra exemplificar bombeiros, policiais, lixeiros, seguranças, funcionários de farmácias e supermercados, enfim há uma mar de gente que infelizmente não poderão ficar 100% do tempo em casa.

Eles se colocam em risco para levar o ganha pão de suas famílias, mas também para o bem comum da sociedade.

Contudo, se você pode trabalhar de casa, faça!. Assim você deixa o transporte publico livre para quem realmente precisa, deste modo o numero de carros e pessoas na rua diminui, menos pessoas terão chance de ser contaminadas. No final, isso tudo volta, você e sua família ficam mais seguros.

O impacto da Pandemia na economia e o seu papel

Não só valorize as pessoas que precisam continuar trabalhando, mas também pense naquelas que perderão seus empregos e/ou suas fontes de renda. Pense no impacto que esta pandemia causará na economia e o que você poderá fazer para ajudar.

E mais, pense no impacto na vida das pessoas que dependem de você para sua renda, por exemplo, a diarista, o jardineiro, a babysiter. Se você prefere dispensa-los por medidas de segurança, tente continuar com o salário, ou uma parte dele, negocie com seu empregado uma maneira de todos se ajudarem.

O que quero dizer aqui é, não pense somente em você neste momento, pense nas pessoas que dependem de você de alguma forma e colabore para que todos possam sair bem desta crise.
Por outro lado, estamos também estamos preocupados em manter nossos empregos. Então, vamos valoriza-los, fazer o possível para colaborar com nossa empresa e ver também o lado do empregador.
Sem dúvida, a saúde é o que mais importa neste momento, porém há muito mais em jogo em meio a esta pandemia.

Outros exemplos para ajudar sua comunidade:

  • Faça suas compras no mercadinho do bairro
  • Peça a comida em casa do restaurante perto da sua casa
  • Compre de pequenos produtores e produtores locais

Compras e compras no supermercado

Se você está trabalhando de casa ou fora e recebendo normalmente o seu salário é hora de repensar como você tem gastado o seu dinheiro. Neste momento, mais do que nunca, devemos optar pelo consumo conciente e economizar dinheiro para o futuro, este futuro incerto que nos espera.

O que temos visto nos noticiarios são pessoas indo aos supermercados e comprando enlouquecidamente. Esvaziando prateleiras de supermercado, enchendo suas dispensas e se esquecendo das pessoas que não podem fazer o mesmo.

O que podemos dizer disso tudo?
Egoísmo? Medo? Pânico? Falta de consciência ou amor ao próximo?
Podemos julgar da maneira que quisermos, mas o que foi não dá pra mudar. O que podemos mudar é como vamos fazer daqui para frente.

Assista ao vídeo e veja como estava os supermercados na primeira semana de Março de 2020

Aqui em casa optamos por não comprar em excesso, resolvemos seguir a nossa rotina de compras para a semana e ou cada duas semanas. Esta decisão foi devido a acreditarmos que nossa obrigação como cidadão do mundo é não só de partilhar, mas também consumir somente o que precisamos.

Se deixarmos o panico tomar conta da gente e refletir isso em nossa maneira de comprar, estamos tirando a oportunidade de outras pessoas comprarem.
Tenho certeza que você já parou para pensar que nem todos tem dinheiro para encher o carrinho de comida e levar para casa. Que há pessoas de idade que não podem se locomover com a facilidade que temos, carregar tantas compras, etc, ou seja, comprando em excesso tiramos a oportunidade destas pessoas comprarem.

Temos que ser concientes, que partilhando não faltará para ninguém, nem para a nossa família e nem para o próximo. Certamente, nos ajudando mutuamente todos sairemos melhores desta situação.
Basta cada um fazer a sua pequena parcela.

Viaje Conectado

Perdemos a mobilidade e ganhamos Tempo

A pandemia nos tirou da nossa rotina, em contrapartida, nos deu algo super valioso, algo que viviamos reclamando que não tinhamos, ela nos devolveu nosso TEMPO.
Mesmo para aqueles que não deixaram de ir trabalhar, como eu por exemplo, devemos sair de casa somente quando necessario. Desta forma, quando não estamos trabalhando estamos em casa e com muito tempo disponível.

Jogo de Dama em família, coisa que tinha ficado quase que no passado.
Reflexões importantes durante a  Pandemia
Jogo de Dama em família,

A reflexão aqui vem do que vamos fazer com este tempo. Vamos ficar na frente da televisão, internet e redes sociais somente recebendo noticias desesperadoras sobre a situação atual do mundo, ou então, vamos aproveitar este tempo prazerosamente.

Este tempo que nos foi devolvido pode e deve ser usado para se conectar com sua família, filhos, com sua casa. Momento ideal para colocar projetos em pratica, organizar a casa, aprender uma nova habilidade, fazer cursos online, ler, tirar o atraso das suas séries, ou somente descansar. Enfim, dá pra listar mil coisas aqui.

Mas a reflexão principal que este momento me trouxe é, a vida é curta e incerta, nunca tivemos como prever o amanhã, neste momento então, menos ainda.
Então, use este tempo com amor e dedique a você e a quem mais importa. Não, não estamos de férias, estamos preocupados, tensos e ansiosos, mas podemos usar este tempo para criar boas memórias, ter bons momentos e trazer um pouco de paz em meio a este caos.

Nunca estivemos tão longe e tão perto

O distanciamento social é quase obrigatório neste momento, é uma das únicas maneiras de se prevenir quanto ao virus. Neste momento a ordem é cada um na sua casa, cada um no seu quadrado, cada um na sua.

Por outro lado, estamos muito conectados com as pessoas neste momento, há tempos eu não recebia tantas mensagens de amigos perguntando se estamos bem, como estão as coisas no Canada. Há tempos não tinhamos tempo para chamadas de video com amigos queridos, há tempos não nos preocupavamos tanto uns com os outros.

Ao meu ver, esta é uma corrente de amor que toda esta situação de caos nos trouxe, estamos realmente vibrando para que esta situação acabe, para que pessoas não morram, para que tudo volte ao normal.

Seguros Promo

O que era simples ficou complicado e o que era complicado ficou simples

A vida estava bem complicada, tinhamos que comprar casa, trocar de celular, trocar de carro. Provar que era capaz dentro da empresa, ser promovido, ser pais exemplares, ir a academia, enfim, a vida andava abarrotada de obrigações e necessidades. Tudo muito complicado.

Sair de casa era simples, era só sair. Mas para isso hoje precisamos de toda uma estratégia. Não colocar a mão no rosto, evitar ficar próximo as pessoas, lavar a mão sempre que possível, evitar pessoas.

Contudo, as prioridades mudaram, hoje a maior batalha é para estar saudavel, proteger nossa familia e pessoas queridas.

Justamente por isso, devemos ser seres concientes neste momento e valorizar o que realmente importa.
Na realidade, o que todos querem agora é que esta situação termine o mais rapido possível, que menos pessoas possíveis morram e que tudo volte ao NORMAL.

Espero que o nosso próximo normal seja melhor do que era antes, espero que as pessoas se modifiquem com esta situação de caos, espero que estas reflexões importantes durante a pandemia nos ajude a levar uma vida mais leve e verdadeiramente feliz no futuro.

Edward Gardens Toronto, CA - Reflexões importantes durante a  Pandemia
Edward Gardens Toronto, CA

Namastê

Leia aqui no blog outros post que o ajudaram a ter uma quarentena mais feliz. Parques e trilhas em meio a Natureza em Toronto. 5 Corridas Malucas e Divertidas em Toronto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.