Mono Cliffs Provincial Park

Trilhas em meio a natureza, paisagens lindas, mirante, um paredão de pedras. Tudo isso e mais você encontra no Mono Cliffs Provincial Park.

O maior atrativo deste parque são as trilhas e os cliffs, contudo, não há áreas de lazer como playgrounds e areas de picnic. Sendo assim, caminhadas e pedaladas como foco total a contemplação e contato com a natureza.

Localização e Acessibilidade

O Mono Cliffs Provincial Park fica na cidade de Orangeville, mais ou menos 1 hora e 10 de Toronto, Ontario, Canadá. O acesso é fácil de carro apesar de que não há muitas opções de transporte público.

Há estacionamento amplo na entrada do parque, contudo é pago. O valor foi de Cad $7.50 por 4 horas ou Cad $15.00 pelo day use.

mono-cliff-provincial-park-mirante-view-fall-canada-vamo-kombina

Melhor época para visitar

Acredito que todas as épocas do ano (Exceto o inverno) são ótimas para visitar o Mono Cliffs Provincial Park. As trilhas são agradáveis e inteiramente imersas na floresta.

Com a finalidade de apreciar as cores do outono no Canada, escolhemos visita-lo no mês de Outubro. Com toda a certeza, afirmo que a escolha foi perfeita, muitas das arvores encontradas ali são maples ou arvores que fazem a transição de cores, quais estavam no auge da coloração de outono.

Entretanto, não fomos só nos que acertamos no passeio, o parque estava cheio de gente, acredito que pelo mesmo motivo que nós.
No site do Ontario Parks há uma página onde você pode acompanhar a mudança das cores, e saber o melhor dia para sua visita. Acesse aqui.

mono-cliff-provincial-park-canada-vamo-kombina

Atividades no Mono Cliffs Provincial Park

O parque é formado por mais ou menos 20 km de trilhas, dividos e sinalizado por cores quais podems ser exploradas a pé, de bicicleta ou de cavalo. Então, podemos dizer que este é o foco principal do parque.

As trilhas são bem sinalizadas pelas cores e placas, onde há informação não apenas do mapa mas também qual atividade é permitido naquela trilha (hiking, biking, riding).

Não há aluguel de cavalos ou bicicletas, então, estes recursos são de responsabilidade de cada usuario.

Seguros Promo

Estrutura e Facilidades no parque

Primeiramente tenho que dizer que a estrutura deste parque é bem simples e quase inexistente. Prepara-se para a sua visita sabendo disso.

Há banheiro apenas na entrada do parque, próximo ao estacionamento. Não vi nenhum bebedouro ou torneira para encher garrafas d’agua no parque todo, nem mesmo ali. (Contudo, os parques estão sempre em melhoria, isso pode ter mudado)

Poucas mesas de pic nic vimos somente na entrada do parque, além disso não havia nenhum outro tipo de confort area dentro do parque. Tenha isso e mente, o parque tem foco em caminhadas e passeio.

Atrações do Mono Cliffs Provincial Park

Todas as atrações do parque são acessadas pelas trilhas, vale mencionar que a maioria delas é super traquila de fazer. Desse modo acessível para pessoas de todas as idades, inclusive pets. O parque é 100% pet friendly.

Fique bem atento aos mapas e as ligações de uma trilha para a outra, caso contrario é provável que você ande muito e não encontre as principais atrações. Recomendo tirar foto do mapa que fica no estacionamento assim fica mais facil de consultar e entender por onde está passando.

As principais atrações do parque são o Mirante, o lago e os Cliffs (um paredão de pedras). As trilhas de acesso a elas são fáceis, e vale super a pena uma caminhada até elas, acredito que em 2 horas você visite todos os lugares.

Auto Europe Car Rentals

Nossa experiência no parque

Antes de mais nada, tenho que dizer que somos amantes de trilhas e natureza, então ficaria bem facil gostarmos deste passeio. E a verdade é, que superou as nossas expectativas.

Deixamos o carro no estacionamento seguimos pelas trilhas seguindo o Water Trail até os lagos. Um deles esta bem coberto por vegetação, mas no outro a paisagem e linda.

A partir dali, começamos a subir em direção ao Mirante pelo Cliffs Trail, que tem uma vista sensacional, principalmente no Outono, epoca do ano que escolhemos para o passeio.

Bem ao lado do Mirante esta a escadaria em meio aos paredões de Pedra (Mono Cliffs), é uma trilha sem saída, somente para contemplação dessa beleza natural.

Andamos por várias trilhas em meio a natureza, em meio a muitas Maples Trees que são as que mais se destacam na troca de cores do outono. Era impossível não imaginar uma foto linda em cada canto.

Na volta, descemos pelo escadão de madeira, que estava cheio de gente chegando ao parque.

mono-cliffs-provincial-park-autumm-canada-fall-vamo-kombina
Vista do alto da escadaria de madeira que dá acesso a entrada do parque.

No total andamos 8km pelas trilhas, foi um passeio muito, muito agradável, com muito contato com a natureza. Imensamente recomendamos este passeio, não somente no outono, mas também a qualquer momento que precise se conectar com a natureza.

Toronto CityPASS, Adult, ages 13+

Para mais informações e atualizações sobre as condições do parque acesse o site Ontarioparks.ca

Veja a aventura completa no nosso Canal no Youtube. Se inscreva!

Recomendamos também
Darlington Provincial Park
Sibbald Point Provincial Park
Sandbanks Provincial Park

Obrigado por nos permitir compartilhar nossa vida em Toronto e lugares fascinantes que conhecemos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.