Jane and Finch – Região de Toronto que eu não moraria

Jane and Finch, uma região de Toronto que eu não moraria. Um assunto delicado, que achei bem difícil, porém muito importante de escrever.

Primeiramente, quero dizer o quão feliz estou por participar do projeto VidaNaGTA. Onde todo dia 15 de cada mês 7 criadores de conteúdo que moram na GTA (Greater Toronto Area) falam sobre o mesmo assunto conforme o seu ponto de vista.

Eu pensei e poderei muito na cidade que vivo há quase 3 anos. Toronto é uma cidade incrível, qual a qualidade de vida e segurança são excelentes.

Contudo, como toda cidade grande, Toronto tem problemas de cidade grande. Sendo que o lugar nesta cidade incrível que eu realmente não moraria, por motivos que explicarei abaixo é a região da Jane and Finch.

Conheça nossa loja na Amazon e veja os PRODUTOS que recomendamos a vocês!
VAMO KOMBINA AMAZON STORE

Onde fica Jane and Finch

A região de Jane and Finch fica no distrito de North York, a noroeste da cidade de Toronto.

Em princípio, a área é dividida em duas partes, sendo a parte norte da Finch Ave até a Steels chamada de Black Creek e o lado sul da Finch a Sheppard conhecida como Glenfield-Jane Heights.

A região é compostas em sua maioria por áreas residenciais, onde vivem mais de 52 mil pessoas (números de 2016).
Sendo Jane and Finch parte da cidade de Toronto e do Distrito de North York a estrutura urbana é relativamente boa, com escolas, parques, bibliotecas públicas e community centres distribuidos pela região.

jane-and-finch-toronto-vamo-kombina-blog
O cruzamento principal da região entre Jane Street and Finch Avenue

A história de Jane and Finch

Partindo de uma região rural, Jane and Finch surgiu em 1960 como idealização de construir subúrbio modelo. Muitas moradias públicas foram criadas ali, com a finalidade de acomodar o crescimento acelerado da cidade de Toronto.

Contudo, em 10 anos a região aumentou 30 vezes o número de habitantes. O projeto original não previa as consequências de um crescimento populacional tão grande e acelerado, o que foi agravando a situação econômica e social da região com o passar dos anos, o que pode ser notado até os dias de hoje.

Muitos esforços foram feitos, como decorrer das décadas para solucionar os problemas da região, como por exemplo, falta de áreas de recreação, escolas superlotadas e a criminalização dos jovens.

Jane and Finch em 1965.
(Foto da internet https://torontoist.com/2009/09/historicist_sixties_snapshots_of_north_york/)

Jane-Finch na atualidade

Inegavelmente Jane and Finch é um dos bairros mais probres de Toronto. Sua população é formada maioria por refugiados, imigrantes e famílias de baixa renda.

Os problemas sociais e a violência gerada destes, são notícias frequentes nos jornais da cidade. As estatísticas mostram que o crime violento é alto sendo resultado de brigas entre gangues e tráfico de drogas. Dados da polícia de Toronto mostram que na região de Jane-Finch houve mais tiroteios do que nas outras 17 divisões da cidade.

Em contrapartida, Jane and Finch é um bairro comum, como muitos que temos em Toronto. Muitos de seus moradores consideram Jane and Finch um bairro seguro e bom para se viver. Alegam que o conteúdo negativo gerado pela mídia não auxilia na reestruturação da região.

Sei que, quando comparamos a violência em Toronto com qualquer outra cidade do Brasil, fica muito discrepante. Sem dúvidas, nossos problemas são muito maiores, mas não podemos medir com a mesma régua, se tratando de países tão diferentes.
Mesmo assim, o problema existe em Jane and Finch, problemas sociais existem em todos os países do mundo, e são endereçados de maneira diferente.

Seguros Promo

Por que eu não moraria Jane and Finch

Acredito que o motivo que eu não moraria nesta região de Toronto é bem óbvio, são as notícias referentes a violência e atuações de gangues na região.

Eu estive em Jane and Finch em algumas ocasiões, inclusive para fazer fotos para este post.
Andando pelas ruas do bairro o que vi, foi um bairro calmo, com várias casas bonitas e seus jardins bem cuidados. Havia parques, escolas e toda a estrutura que somos habituados a ver por aqui.

Entretanto, entre o cruzamento da Jane com Finch, percebi prédios muito velhos e em péssimas condições para se viver, mas viviam muitas famílias ali. Neste bloco senti um ambiente muito tenso.
Assim sendo, concluí que os dois lados do bairro realmente existem.

Quando iniciamos pesquisas sobre onde viver em Toronto, certamente Jane-Finch aparece em evidencia pela sua alta criminalidade.
A razão pela qual muitos brasileiros deixam o Brasil para viver no Canadá é justamente ter uma vida mais tranquila e mais segura.

Leia aqui Motivos para escolher o Canadá para Imigrar.

Sendo assim, não faz sentido morar na região conhecida como a mais violenta de Toronto, quanto temos o poder de escolha em nossas mãos.
Mesmo com as dificuldades que os recém chegados enfrentam, muitos brasileiros se planejam bem antes de vir, podendo assim evitar morar em regiões como esta.

Escolhi viver em uma área qual eu iria sentir alegria em viver, e não ficar me preocupando com criminalidade, drogas, etc.

Programas para ajudar Jane and Finch

Felizmente, muito trabalho é feito para ajudar a melhorar a situação dos moradores de Jane-Finch. Como todos sabemos, em meio a notícias de gangues e tiroteios existe milhares de famílias que formam o bairro.

Eu, particularmente, acredito que só dando melhores condições de vidas para as pessoas, principalmente os jovens podem faze-los evitar o crime e ter um vida melhor.

Abaixo irei citar alguns dos projetos que atuam na região com a finalidade de melhorar a vida na comunidade. Nos websites há maneiras de ajuda-los com doações ou voluntariado.

  • Inner City Outreach – Uma ONG canadense que se dedica a melhoria da estrutura da comunidade, atuando principalmente com programas para jovens, como por exemplo, ligas de basquete e aulas de reforço pós-escolares.
  • Working Woman Community Centre – Um centro de apoio ao recém chegado no Canada. Oferecendo orientação a apoio para entrada no mercado de trabalho, aplicação para programas do governo e mais. O centro também oferece uma rede de apoio a mulheres que sofrem abuso físico, psicológico ou financeiro.
  • Canada Helps.org / Jane-Finch Centre – Um centro comunitário que oferece diversos programas à comunidade, com foco na redução da pobreza com a capacitação dos seus moradores.

Conheça os outros autores do Projeto #VidanaGTA

Paula|Brasileira em Toronto
Gaby| Gaby no Canada
Livi | Baianos no Polo Norte
Reinaldo | Vivendo em Hamilton

2 comentários

  1. Amei seu post Sandra, super completo!

    A Jane-Finch realmente tem muitos problemas, principalmente na região dos prédios que você citou. Uma pena pois ruas com casas que ficam ali por trás são até tranquilas. Agora os prédios, tô fora também!

    Beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.